Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



NO MORE RANSOM!

27.04.17

no more ransom (1).jpg

Ransomware é malware (software malicioso) que bloqueia os computadores e dispositivos móveis ou cifra os seus ficheiros digitais. Quando isto acontece, o utilizador não consegue recuperar os dados sem pagar um resgate. Contudo, a recuperação nunca é garantida e nunca deve pagar!

 

Lançado em julho de 2016 pela European Cybercrime Centre (EC3) da Europol, Polícia Nacional Holandesa, Kaspersky Lab e Intel Security, o projeto pretende melhorar o nível de cooperação entre a polícia e o setor privado na luta contra o ransomware, um malware que bloqueia computadores e dispositivos móveis, encriptando os ficheiros e dados dos utilizadores. A PT é um dos novos parceiros deste projeto de combate ao cibercrime. 

O lançamento do "No More Ransom!" decorreu há nove meses e cada vez mais entidades policiais e parceiros públicos e privados de todo o mundo aderem à iniciativa, permitindo que mais vítimas de ransomware recuperem os seus arquivos, sem terem de pagar a criminosos cibernéticos.

 

O ransomware é uma ameaça informática que tem vindo a ganhar notoriedade pelo seu crescimento e pelos danos que causa. Este tipo de ataque cifra determinados conteúdos, recorrendo a algoritmos de criptografia, ou compacta os conteúdos num ficheiro protegido por uma password, bloqueando o acesso aos mesmos e, em muitos casos, inutilizando o dispositivo infetado. Para voltarem a aceder a estes dados e “resgatarem” a sua informação, os utilizadores são obrigados a pagar um valor monetário aos atacantes.

 

O Projeto "No More Ransom!" garante um recurso útil às vítimas de ransomware, através do portal https://www.nomoreransom.org/ onde podem encontrar informação sobre o que é, como funciona e como se podem proteger deste tipo de malware.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)




PASSATEMPO

Banner_passatempos


DICAS